Com modelo inédito de adoção, Tribunal de Justiça de São Paulo migra para Office 365

TJSP contou com a atuação da Brasoftware para levar mais de 50 mil contas de funcionários para a plataforma em nuvem da Microsoft seguindo todas as etapas de adoção


Com intuito de modernizar seu parque tecnológico e otimizar processos internos, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), considerado como o maior tribunal do mundo, com 2,6 mil magistrados com 360 desembargadores e 56 mil funcionários, – entre eles juízes, juízes auxiliares e juízes substitutos – em 319 comarcas do Estado, contou com a atuação da provedora de tecnologia e parceira da Microsoft, Brasoftware, para migrar as contas de mais de 50 mil colaboradores para a plataforma em nuvem da Microsoft, o Office 365.

Idealizado inicialmente para suprir demandas e otimizar processos, o projeto provou-se de suma importância devido às restrições que caixas de e-mails continham, além de limitar a produtividade de seus servidores e magistrados. Dessa forma, iniciado no final de 2018, e concluído em outubro de 2019, o projeto se dividiu em três frentes, sendo a primeira destinada à migração de dados e as demais ao processo de adoção das ferramentas da plataforma Office 365.

Rodrigo Rick Vieira, Gerente de Serviços da Brasoftware, destaca que um dos pontos mais altos durante o projeto foi a agilidade na migração de dados. “Um dos nossos maiores desafios foi o prazo de apenas um mês e meio para transferirmos todas as contas para a plataforma Office 365, embora bastante desafiador, conseguimos cumpri-lo dentro da programação, assegurando também respaldar a equipe responsável pelos atendimentos de nível 1, isto é, via Helpdesk, até que a onda migratória fosse concluída”. 

Já na segunda frente, a equipe da Brasoftware se focou em entender necessidades das áreas de negócio do TJSP, avaliando os perfis e disponibilizando para cada uma delas as funcionalidades que melhor atenderiam as suas necessidades no dia a dia, planejando qual seria o plano de governança adotado durante o processo. “Um dos pontos cruciais para o sucesso da adoção do Office 365, foi personalizar o discurso de forma direcionada por área de negócio do TJSP - garantindo que todos os profissionais teriam o mesmo nível de produtividade, integração e colaboração, independentemente do conhecimento que tinham sobre tecnologia”, diz Fernando Ornellas, Gerente de Adoção da Brasoftware.
Neste processo de adoção a empresa também realizou cerca de 69 workshops para que todos os colaboradores do tribunal pudessem ter um primeiro contato e usufruir de maneira mais precisa de cada uma das ferramentas implementadas.

Para a juíza assessora da presidência do TJSP, Dra. Paula Lopes Gomes, responsável por encabeçar o projeto, enquanto na fase de implantação a quantidade de usuários que seriam migrados era o fator de maior preocupação, o maior desafio na etapa de adoção era o de levar os workshops às suas regiões administrativas. “Nossa meta era o de também oferecermos os encontros à todas as suas 10 regiões administrativas de forma presencial. Como o TJSP é muito grande e está espalhado pelo Estado, nós contamos com o auxílio da Brasoftware, da Microsoft, da agência F1 e com nossas áreas de comunicação e tecnologia para nos auxiliar nesse processo e também para nos ajudar na elaboração dos conteúdos que seriam apresentados nesses workshops ”, contou a juíza.

“Ao todo tivemos a participação de 7326 mil pessoas nos treinamentos que duravam cerca de 2 horas. Os workshops ocorreram presencialmente em todo o Estado de São Paulo e virtualmente via Microsoft Teams, com a finalidade de propagar conhecimento entre os funcionários do TJSP capacitando tanto aqueles que tinham licenças N1 quanto aqueles que possuíam licenças N3”, comenta o Coordenador de Sistemas Administrativos do TJSP, Amaro Kanashiro Andrade, que também destacou que dentre as modalidades, os funcionários, em sua maioria (83%), optaram por participar virtualmente. “Esse dado apenas aponta que os usuários hoje têm uma adesão maior aos novos meios de trabalho, àqueles que oferecem maior mobilidade e agilidade para conectar as pessoas à informação”, declarou.

A evolução tecnológica também avançou em segurança. “A plataforma Office 365 oferece ao TJSP ferramentas de proteção, controle e governança de dados, algo que é fundamental para as novas normativas LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)”, diz Fernanda Esteves, Gerente de Contas da Brasoftware.

Na terceira frente, a gestão de identidade dos usuários da plataforma Office 365 possibilitou realizar uma integração com as aplicações do TJSP e possibilitar a criação de usuários unificados, sem que seja preciso criar uma nova conta para cada aplicação utilizada.

A produtividade e colaboração alcançaram diversas áreas de negócio do TJSP. “O uso de serviços facilmente customizáveis, como o Microsoft PowerApps, Microsoft Flow, Sharepoint e Teams, contribuem continuamente para o avanço tecnológico e eficiência de trabalhos específicos, mesmo para usuários não adeptos a tecnologia”, diz Guilherme Taliba, Gerente de Tecnologia da Brasoftware.


Sobre a Brasoftware 

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais principais provedores de tecnologia do mercado brasileiro, tendo em seu portfólio soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Symantec-Broadcom, McAfee, Arcserve, Corel, VMware, PaloAlto, ForcePoint entre outras. A empresa conta com uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com foco em projetos de Inovação abordando tecnologias como análise preditiva, AI, IoT, cognitive Services, blockchain, RPA entre outros.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a companhia atua em todo território nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em Cloud Computing, recebendo uma importante premiação da Microsoft como O Melhor Parceiro do Mundo, e o Parceiro do Ano em 2019. Ache, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantin, Kroton, Serasa Experian, SKY, LATAM, Tecban, Telefonica, Totvs, UHG, UOL, SENAC, TJ – SP são alguns dos clientes da empresa.

Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br

Contatos para a imprensa:

Agência Weber Shandwick

Victor Sartori: vsartori@webershandwick.com – Tel. (11) 3027. 0223
Marina Kayser: mfaria@webershandwick.com – Tel. (11) 3027.0241
Carolina Boccardo: cboccardo@webershandwick.com – Tel. (11) 3531. 4968