FUNCESP internaliza sua gestão de TI e adota a ferramenta System Center Microsoft com apoio da Brasoftware



Ferramenta integra as plataformas de monitoração, incidentes e gestão de ativos e aumenta a proatividade da área de infraestrutura de TI.


Para garantir o controle de seus ativos e obter maior proatividade na gestão de TI, a área de infraestrutura da FUNCESP (Fundação CESP) decidiu fazer um movimento de internalização de todos os processos, que antes eram gerenciados por uma equipe terceirizada. Maior entidade fechada de capital privado de previdência complementar do Brasil, a Fundação CESP administra um patrimônio de mais de R$ 20 bilhões, com um número de participantes superior a 120 mil pessoas em seus planos de previdência e saúde.

Alexandre Lopes, executivo de contas da Brasoftware, explica que a ferramenta envia um aviso quando algum sistema está no limite, possibilitando uma solução do possível problema, antes que ele possa acontecer. “Com esse novo recurso, a área prevê uma melhor automação de processos, gerenciamento de mudanças, maior controle de incidentes e requisições, gestão mais eficiente de ativos, melhor distribuição de aplicações, com o controle do que existe instalado no parque. Além de economia com investimentos em mão de obra”, comenta Lopes.

Integração total das plataformas de monitoração, incidentes e gestão de ativos

De acordo com Yamashita, com essa adoção, a tendência é diminuir o número de chamados no service desk – atualmente a demanda está em torno de 520 chamados por mês – já que sua área terá a possibilidade de agir antes mesmo que o usuário possa ter um problema.“Agregando a proatividade e a definição de níveis de serviço, a entidade passará a ter métricas, resultando em um ganho significativo na qualidade dos serviços prestados”, comenta Yamashita.

Outra vantagem está na integração total das plataformas de monitoração, incidentes e gestão de ativos. Quando ocorrer qualquer problema de infraestrutura, por exemplo, será enviado um aviso na tela de gestão de incidentes.

Yamashita explica que foram criadas duas visões de gestão da infraestrutura: Serviços de negócio e Serviços técnicos. Esses painéis têm a função de apresentar o impacto imediato e o cumprimento do SLA nas duas visões, diante de qualquer incidente de infraestrutura.

Esse recurso será extremamente relevante para a área de infraestrutura, pois nenhum dos incidentes ocorridos nesse setor era antes contabilizado. “Agora, será possível mensurar o volume de eventuais quedas e paradas do serviço. Esse registro deve ser expressivo nos primeiros meses, pois era oculto anteriormente, mas os incidentes poderão ser sanados antes que ocorram”, explica Yamashita.

“Acabamos de finalizar a implementação. Se considerarmos o aumento da qualidade já percebido em nosso serviço, podemos dizer que toda a mudança na área de TI já está valendo à pena. Estamos com o ambiente estável e mais gerenciado, com a fonte de informação para tomada de decisões mais assertiva do que no cenário anterior”, finaliza o gerente de Infraestrutura de TI da FUNCESP.

Sobre a FUNCESP

A Fundação CESP é a maior Entidade Fechada de Previdência Complementar do Brasil de capital privado. Em 2009, completou 40 anos e hoje administra um patrimônio de mais de R$ 20 bilhões, com um número de participantes superior a 120 mil pessoas em seus planos de previdência e saúde.

Para mais informações acesse: www.funcesp.com.br  

Sobre a Brasoftware

Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais revendedores de software do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Symantec, McAfee, Citrix, Adobe, CA, Corel, Autodesk, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura. Nos últimos cinco anos, a companhia registrou crescimento superior a 20% ao ano. Petrobras, Claro, Editora Abril, Embratel, Serasa Experian, Electrolux, Toshiba, Telefonica, Policia Militar SP, Dedic-Mobitel, Souza Cruz, SEFAZ –MT e SENAI – SP são alguns dos clientes da empresa.

Referências:

http://itforum365.com.br/noticias/detalhe/2227/funcesp-internaliza-sua-gestao-de-ti