Brasoftware implanta solução de EPM na TecBan


Ferramenta garante agilidade no gerenciamento de projetos e maior controle sobre as tarefas e prazos da equipe.



Quando optou pela solução de Gerenciamento de Projetos da Brasoftware a TecBan, Tecnologia Bancária S.A., administradora do Banco24Horas e do Cheque Eletrônico, necessitava de uma solução que aprimorasse ainda mais o fluxo de informações entre suas áreas de Produto e Projetos. Era necessária também uma ferramenta que provesse, de maneira ágil e rápida, todos os subsídios para tomada de decisões da alta gerência da empresa e melhorasse a eficácia no cumprimento dos prazos de entrega dos projetos.

Dentro deste contexto, a Brasoftware Consulting foi contratada para implementar uma solução de Enterprise Project Management (EPM) na empresa, com o objetivo de melhorar a comunicação com os clientes internos sobre a entrega dos projetos e a gestão de recursos, administrando sobrecargas e ociosidades. A implementação contemplava ainda a criação de modelos de desenvolvimento para padronização e estabilização do conhecimento e de processos de gestão de custos, além da aplicação do conhecimento de gerenciamento na organização.

"O desafio era manter o portfólio de projetos alinhado com as prioridades e estratégias da empresa, aprimorar o controle e criar uma base histórica que nos permitisse fazer um planejamento mais realista dos projetos. Tudo isso para tornar ainda mais eficiente o cumprimento dos prazos acordados com nossos clientes", explica Renato Chiavelli, gerente de projetos da TecBan

Após a consultoria e levantamento de todas as necessidades e adequação dos processos utilizados pela Tecban foram realizadas entrevistas com pessoas envolvidas nos processos de gerenciamento e executivos da corporação, com objetivo de customizar a ferramenta MS Project Server ao ambiente da empresa. A companhia criou um ambiente extremamente receptivo à nova cultura de gestão de projetos.

"Com a plataforma Microsoft Project Server os indicadores ganharam visibilidade e o gerente passou a ter um maior controle sobre as tarefas e prazos da equipe. Além disso, houve uma integração vertical, do executor ao alto escalão da empresa e todos passaram a trabalhar com a mesma linguagem", conta Fernando Calhelha, gerente de soluções da Brasoftware Consulting. O projeto atendeu a Diretoria de TI da TecBan e cerca de 220 usuários foram efetivamente treinados pela equipe Brasoftware, que utilizou toda sua infra-estrutura de salas de treinamentos. Agora, toda tarefa executada pelo funcionário aparece nos portfólios que orientam os executivos na hora da tomada de decisões.

"Controles e informações que não eram visíveis em nossos projetos, agora estão ao nosso alcance graças ao EPM. O gerenciamento se tornou ágil e ainda mais eficiente", explica Chiavelli. "Agora, a gerência tem acesso a todas as informações em tempo real e é capaz de atualizar os dados a qualquer momento. Ela sabe também se os recursos humanos estão sendo bem aproveitados e se o projeto está sendo conduzido corretamente", conclui.

A implantação do EPM melhorou o alinhamento dos requerimentos da alta gerência e da visão dos projetos. Até agora, o número de projetos bem sucedidos no atendimento do time to market aumentou em 100%. Os cronogramas, compostos por vários subprojetos, passaram a ser integrados, o que facilitou a análise de impacto de imprevistos. A Tecban passou ainda a ter identificação dos entregáveis, visão por parte dos gerentes de recursos quanto à sobrecarga e disponibilidade dos recursos que gerencia. O trabalho foi realizado em cinco meses. "Cumprimos todo o processo dentro do prazo contratado. Respeitamos custo e qualidade e essa sinergia entre as equipes reflete diretamente na uniformização dos projetos corporativos da TecBan", conta Calhelha.

Sobre a TecBan

A Tecnologia Bancária S.A (TecBan) foi criada em 1982, por iniciativa de bancos brasileiros, com o objetivo de desenvolver e consolidar a rede de auto-atendimento do Banco24horas. Ao longo dos anos, a TecBan vem apresentando ao mercado nacional produtos com tecnologia de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), a fim de atender necessidades específicas de automação bancária e comercial das instituições financeiras e de seus clientes. Em 1991, lançou o Cheque Eletrônico; em 1992, os Créditos Diversos; em 2000, o Cheque Eletrônico.com e em 2002 os Serviços de Clearing TecBan. Atualmente, a TecBan presta serviços para 53 instituições financeiras, somando uma base aproximada de 85 milhões de cartões magnéticos ativos.

Referência:

http://calltocall.com.br/site/web/categorias.asp?todas=sim&tipo=noticias&id_categoria=14