Implementadas pela
Brasoftware, as soluções na nuvem irão beneficiar instituição, professores e
alunos.
Atuando na geração e difusão de conhecimento ao desenvolvimento
tecnológico aplicado, o Centro Paula Souza, uma das mais importantes autarquias
educacionais, adotou as soluções Office 365 e Azure da Microsoft, com apoio da
Brasoftware, eleita a Melhor Parceira Global pela fabricante americana no ano
passado. Para a instituição, até o final de 2015, serão quase 300 mil usuários na nuvem.
O Centro Paula Souza
administra 218 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 63 Faculdades de Tecnologia
(Fatecs), reunindo mais de 283 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e
superiores tecnológicos, em mais de 300 municípios do Estado de São Paulo.
Segundo o diretor
de Tecnologia da Informação e Comunicações do Centro Paula Souza, Ruben
Pimenta, entre as razões pelas quais optou pela
solução da Microsoft estavam: a capacidade da solução de acompanhar o
crescimento e a expansão da instituição de ensino, assim como o subsídio
oferecido pela Microsoft em contratos no modelo EES (Enrollment for Education Solutions), que disponibiliza para
instituições acadêmicas um valor diferenciado de licenciamento e, ainda como
vantagem, permite aos usuários, alunos,
professores e funcionários, instalar a última versão do Microsoft Office Professional
em até 5 dispositivos. “Além disso, 100% das ferramentas utilizadas em nossos equipamentos,
entre desktops e notebooks, são da Microsoft. Unificar todas essas ferramentas
em uma única plataforma é sinônimo de mais eficiência na gestão”, finaliza o
executivo.
Os desafios
A
instituição gera em torno de 20 mil empregos, mas apenas parte dos colaboradores
possuía e-mail pela companhia, abrigados em um domínio externo. “Antes, nome e
sobrenome do funcionário eram seguidos do nome por extenso da autarquia. Isso
precisava ser repensado”, explica a gerente de Projetos da Brasoftware, Attília
Capella. Além disso, os demais colaboradores possuíam e-mails de diferentes
domínios, tornando o gerenciamento e controle cada vez mais complexo.
“Institucionalizar
os e-mails e utilizar um domínio mais curto, como: o @cps, era o maior desafio
e, para isso, sabíamos que a Brasoftware, como um dos maiores parceiros do
Centro Paula Souza, tinha toda a capacidade técnica para desenhar o projeto e implementar
a solução”, comenta Pimenta.
O processo
de implementação, assim como o licenciamento de todas as máquinas para Windows está
acontecendo de forma gradual, no entanto, o executivo já comemora as vantagens
que a ferramenta oferece, como a disponibilidade em aparelhos mobile.
Redução de custos
Segundo
Pimenta, ainda não é possível mensurar a economia que a solução proporcionou. O uso do Lync tem permitido treinar e capacitar pessoas
a distância, assim como realizar reuniões entre professores e funcionários em
diferentes unidades de ensino. “A implementação dessa ferramenta está
resultando em maior produtividade, agilidade e redução de custos com telefonia
e deslocamentos, o que impacta positivamente em nosso orçamento”, afirma
Pimenta.
Attília
explica que a plataforma oferece ainda, aos alunos, professores e funcionários,
a experiência de criar e editar um texto ou uma apresentação ao mesmo tempo em
que outro colega sem, necessariamente, precisarem estar num mesmo local, por
exemplo.
Outra
novidade foi a ferramenta Yammer: a rede social corporativa, que contribui para
a produtividade e relacionamento entre os colaboradores da instituição.
Simples, a ferramenta permitiu não só a integração entre funcionários e
departamentos, mas também no compartilhamento de informações. “Isso diminuiu
muito o número de informações duplicadas e o volume para backup da ferramenta”,
conta o executivo do Centro Paula Souza.
Governança
Corporativa
Além do Office 365, o Centro Paula
Souza utiliza a plataforma de nuvem Azure, da Microsoft. Desse modo, os
principais sistemas e aplicações, como o site da biblioteca das Etecs e Fatecs
e o Sistema de Avaliação Institucional, passam a estar virtualizados em um
único local, na nuvem Azure, eliminando a necessidade e dependência de datacenter.
“Esta implementação foi uma das melhores
experiências que tivemos no departamento de TI. A parceria com a Brasoftware
foi muito positiva, e não só pelo lado comercial. Para um gestor de governo, é
fundamental ter um parceiro consistente e interessado nos problemas que temos a
resolver. Isso é uma vantagem competitiva”, revela Pimenta.
Sobre
a Brasoftware
Fundada em 1987, a
Brasoftware é um dos mais tradicionais provedores de tecnologia do mercado
brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Autodesk,
Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, ArcServe, Corel, entre outras. Em 2002,
a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação
nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.
Com escritórios em São
Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, a companhia atua em todo território
nacional e, nos últimos 10 anos, registrou crescimento superior a 25% ao ano. É
um dos principais parceiros no gerenciamento e implementação de soluções em
Cloud Computing, recebendo em 2014 a importante premiação da Microsoft como O
Melhor Parceiro do Mundo. BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo
Votorantin, Serasa Experian, VIVO, SKY, Eletrobrás, TAM, UOL, SENAI - SP são
alguns dos clientes da empresa. Para mais informações acesse: www.brasoftware.com.br
