Nos últimos anos, a Brasoftware transformou seu modelo de negócio.
Tradicional revendedor de software, encarou o desafio de se tornar mais relevante
para os parceiros e clientes no novo mundo de transformação digital. “Identificamos tecnologias
fundamentais junto aos nossos parceiros, para endereçar as novas necessidades
de negócios dos clientes”, resume o presidente, Jorge Sukarie. Isso se traduziu
na oferta de sistemas em nuvem dentro do projeto Brasoftware Cloud Journey, que
apóia as empresas em sua jornada para a nova tecnologia. O programa começa por um
diagnóstico, passando pela implementação, até chegar à modernização de
processos e aplicações e à administração do novo ambiente.
Outra iniciativa é o Brasoftware Cloud Partner Program, reunindo
mais de 50 parceiros que oferecem soluções de negócio para diversas áreas como
marketing, finanças, saúde, recursos humanos e manufatura. Para alcançar novos
mercados, a empresa firmou parcerias com provedores de acesso à Internet (ISPs)
e startups, além de aceleradoras e centros de inovação.
“O desafio da computação em nuvem continua considerando que a
tecnologia deverá evoluir, nos
próximos três a cinco anos, mais do que nas últimas três décadas de operação da
Brasoftware”, destaca
Jorge.
No
último ano, diz ele, apostou em parcerias estratégicas com fabricantes como
Microsoft, Citrix, Autodesk
e Adobe e em profissionais especializados para crescer: “Buscamos continuamente
oportunidades para aprimorar o relacionamento com nossos parceiros e conquistar
novos negócios, entregando soluções que ajudam nossos clientes no desafio de
transformarem seus negócios”.
A
transformação digital vem exigindo novas especializações e demandas. Para isso,
a empresa criou estruturas técnicas como os ATSs (Account Technology
Specialists) ou especialistas de contas e abriu a Área de Inovação, que
desenvolve soluções com base em novas tecnologias como Inteligência Artificial,
serviços cognitivos, Internet das Coisas e Big Data. A divisão de serviços Brasoftware
Consulting desenvolve projetos abordando análise preditiva, Inteligência
Artificial e
cognitiva, blockchain e Robotic Process Automation (RPA) com o apoio de
desenvolvedores e
cientistas de dados. “Atualmente temos mais de 20 soluções desenvolvidas para
diversos mercados e necessidades de negócios”, afirma. “Em 2018, superamos a
barreira de R$ 1 bilhão de
faturamento, um marco para a empresa”, orgulha-se. Segundo o Anuário
Informática Hoje, a Brasoftware
teve um crescimento de 21,8% na receita líquida e 12,6% de rentabilidade sobre as
vendas, conquistando o prêmio de Destaque pelo quinto ano consecutivo.
O
crescimento de 2018 foi, de acordo com Jorge, fruto da estratégia de
alinhamento com os parceiros e busca de novas tecnologias e soluções, tanto
para clientes tradicionais quanto para as pequenas
e médias empresas que vêm se beneficiando das ofertas de nuvem para modernizar seus
processos: “Isso permitiu aumentar em 30% nossa base de clientes”. Os serviços
de nuvem
já representam cerca de 60% do total do faturamento da Brasoftware.
Em
2020, a empresa vai reforçar a oferta de serviços de gestão do ambiente cloud,
investindo
nas
plataformas Microsoft (Azure, Office 365 e Dynamics 365), com soluções e
serviços
que
melhorem a experiência dos clientes nessas tecnologias. Fundada em 1987, a
Brasoftware é parceira de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Symantec-Broadcom,
McAfee, Arcserve, Corel, VMware, PaloAlto, ForcePoint, entre outras.
Com
escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto
Alegre e Brasília, recebeu
da Microsoft, em 2019, o prêmio de Parceiro do Ano. Conta entre seus clientes com
empresas como Aché, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantim, Kroton, Serasa
Experian, Sky, Latam,
Tecban, Telefônica, Totvs, UHG, UOL, Senac e TJ SP. “Cabe a nós continuar nosso
trabalho como
trusted advisor para nossos parceiros e clientes com soluções que impactem
positivamente seus
negócios com aumento de produtividade e redução de custos”, completa Jorge.