A Brasoftware reforça a jornada na nuvem



Nos últimos anos, a Brasoftware transformou seu modelo de negócio. Tradicional revendedor de software, encarou o desafio de se tornar mais relevante para os parceiros e clientes no novo mundo de transformação digital. “Identificamos tecnologias fundamentais junto aos nossos parceiros, para endereçar as novas necessidades de negócios dos clientes”, resume o presidente, Jorge Sukarie. Isso se traduziu na oferta de sistemas em nuvem dentro do projeto Brasoftware Cloud Journey, que apóia as empresas em sua jornada para a nova tecnologia. O programa começa por um diagnóstico, passando pela implementação, até chegar à modernização de processos e aplicações e à administração do novo ambiente.

Outra iniciativa é o Brasoftware Cloud Partner Program, reunindo mais de 50 parceiros que oferecem soluções de negócio para diversas áreas como marketing, finanças, saúde, recursos humanos e manufatura. Para alcançar novos mercados, a empresa firmou parcerias com provedores de acesso à Internet (ISPs) e startups, além de aceleradoras e centros de inovação.
“O desafio da computação em nuvem continua considerando que a tecnologia deverá evoluir, nos próximos três a cinco anos, mais do que nas últimas três décadas de operação da Brasoftware”, destaca Jorge.

No último ano, diz ele, apostou em parcerias estratégicas com fabricantes como Microsoft, Citrix, Autodesk e Adobe e em profissionais especializados para crescer: “Buscamos continuamente oportunidades para aprimorar o relacionamento com nossos parceiros e conquistar novos negócios, entregando soluções que ajudam nossos clientes no desafio de transformarem seus negócios”.

A transformação digital vem exigindo novas especializações e demandas. Para isso, a empresa criou estruturas técnicas como os ATSs (Account Technology Specialists) ou especialistas de contas e abriu a Área de Inovação, que desenvolve soluções com base em novas tecnologias como Inteligência Artificial, serviços cognitivos, Internet das Coisas e Big Data. A divisão de serviços Brasoftware Consulting desenvolve projetos abordando análise preditiva, Inteligência Artificial e cognitiva, blockchain e Robotic Process Automation (RPA) com o apoio de desenvolvedores e cientistas de dados. “Atualmente temos mais de 20 soluções desenvolvidas para diversos mercados e necessidades de negócios”, afirma. “Em 2018, superamos a barreira de R$ 1 bilhão de faturamento, um marco para a empresa”, orgulha-se. Segundo o Anuário Informática Hoje, a Brasoftware teve um crescimento de 21,8% na receita líquida e 12,6% de rentabilidade sobre as vendas, conquistando o prêmio de Destaque pelo quinto ano consecutivo.

O crescimento de 2018 foi, de acordo com Jorge, fruto da estratégia de alinhamento com os parceiros e busca de novas tecnologias e soluções, tanto para clientes tradicionais quanto para as pequenas e médias empresas que vêm se beneficiando das ofertas de nuvem para modernizar seus processos: “Isso permitiu aumentar em 30% nossa base de clientes”. Os serviços de nuvem já representam cerca de 60% do total do faturamento da Brasoftware.
Em 2020, a empresa vai reforçar a oferta de serviços de gestão do ambiente cloud, investindo
nas plataformas Microsoft (Azure, Office 365 e Dynamics 365), com soluções e serviços
que melhorem a experiência dos clientes nessas tecnologias. Fundada em 1987, a Brasoftware é parceira de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Symantec-Broadcom, McAfee, Arcserve, Corel, VMware, PaloAlto, ForcePoint, entre outras.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, recebeu da Microsoft, em 2019, o prêmio de Parceiro do Ano. Conta entre seus clientes com empresas como Aché, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantim, Kroton, Serasa Experian, Sky, Latam, Tecban, Telefônica, Totvs, UHG, UOL, Senac e TJ SP. “Cabe a nós continuar nosso trabalho como trusted advisor para nossos parceiros e clientes com soluções que impactem positivamente seus negócios com aumento de produtividade e redução de custos”, completa Jorge.