Sistran Engenharia aprimora sua produtividade com o Office 365


Implementada pela Brasoftware, a solução tem apoiado o crescimento da companhia que dobrou o número de funcionários no último ano



Especializada em consultoria para planejamento de transporte público, a Sistran Engenharia adotou a solução Microsoft Office 365 - suíte de aplicativos disponível na Nuvem - com apoio da Brasoftware, tradicional revenda parceira da Microsoft no Brasil, para aprimorar a produtividade e a comunicação de sua equipe, formada por engenheiros e arquitetos, além de apoiar o crescimento da companhia.

Pertencente à Rede Record e fundado em 1º de outubro de 1895, o Correio do Povo é o único jornal do RS que acompanhou a história do estado, do país e do mundo no último século. Seus arquivos são fonte permanente de pesquisas e documentam os principais acontecimentos do período. Os atributos do jornal o colocam entre os 5 grandes diários qualificados do país em número de assinaturas.

Tatiana Gamboa, gerente da regional Sul da Brasoftware, explica que a solução de e-mails na nuvem Microsoft oferece uma extensa caixa de email, sem a necessidade de investimentos em ampliação do storage. “A possibilidade de definir perfis de usuários, consolidar o licenciamento e ter soluções em bundles tornaram o investimento no Office 365 ainda mais atrativo”, acrescenta Tatiana. Após a escolha da solução e validação da aderência aos requisitos e ao ambiente técnico, foram definidas as etapas de migração da antiga solução mista IMAP/Exchange para o Office 365.

Antes desse projeto de implementação, o Jornal Correio do Povo operava com uma solução mista de correio IMAP e Exchange, basicamente para envio de emails. Faltavam, porém, ferramentas que permitissem maior colaboração entre os usuários, como agenda corporativa, chat, e uma caixa de email que suportasse maior volume e tráfego de mensagens. Do ponto de vista de gerenciamento, não havia garantia de entrega de serviço e muitos emails se perdiam na transmissão. Na infraestrutura para hospedagem do portal, o hardware era limitado ao contrato firmado com a provedora e com custo de manutenção alto.



Aprimoramento da comunicação do jornal

Para resolver os problemas de limitações do email e agregar ferramentas de colaboração, o Office 365 foi adotado com um perfil misto para diferentes usuários, com tamanho de caixas de e-mails que passaram de 250 Mb para 50Gb, sem investimento em storage físico. Neste processo, surgiu ainda o interesse da equipe de TI do jornal na adoção da solução Lync Online da Microsoft para chat e vídeo conferência e o Yammer, como ferramenta de Rede Social Corporativa. A implementação do Office 365 ficou sob a responsabilidade e empenho da TI do Jornal e da Gruppen (www.gruppen.com.br), parceira da Microsoft no Rio Grande do Sul.
De acordo com Jeferson Speransa, a solução está proporcionando ainda aumento na governança, especialmente sobre contas que precisam ser desativadas ou na necessidade de incluir novos usuários. Além de sua equipe ter conseguido reduzir o volume de spam de 70% para 5%.
“Como uma empresa de comunicação, estamos conseguindo oferecer aos colaboradores soluções modernas que os apoiam na efetividade de seus trabalhos. De qualquer device com acesso à internet, os colaboradores conseguem acessar seu e-mails ou realizar vídeo conferencias, o que antes não era possível ou existiam limitações”, comenta Jeferson Speransa.

Redução de 80% em custos de hospedagem

Aproveitando o movimento para a nuvem, o Correio do Povo decidiu adotar também o Azure, solução da Microsoft de Infraestrutura como Serviço (IaaS - Infrastructure as a Service) e Plataforma como Serviço (PaaS - Platform as a Service), para hospedar o portal de publicação de notícias. Com esse movimento, os objetivos de redução de custo e flexibilidade na estrutura do portal foram plenamente alcançados.

“Ao migrarmos para o Microsoft Azure, reduzimos em 80% o custo de hospedagem do nosso portal de publicações, com garantia de disponibilidade sobretudo em momentos de maior procura por informação, como agora no período eleitoral”, afirma o gerente de TI do jornal.

Maxpress http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,708588,Correio_do_Povo_aprimora_sua_comunicacao_com_Office_365_e_Azure_da_Microsoft,708588,3.htm

Refrescante Noticiais http://refrescante.com.br/noticias/mais/correio-do-povo